O QUE É FALTERING GROWTH

Nutrição Pediátrica
Data de publicação: 06/12/2018
O QUE É FALTERING GROWTH

Faltering Growth se refere ao ganho de peso abaixo do esperado para a idade e sexo e está presente especialmente na infância.

Faltering Growth não possui uma tradução exata para o português, no passado utilizava-se o termo failure to thrive, mas pelo fato do antigo termo remeter-se a “fracasso” poderia ser compreendido de forma pejorativa e por isso, o termo Faltering Growth foi adotado. Essa expressão, refere-se ao ganho de peso abaixo do esperado para a idade e sexo e está presente especialmente na infância, fase de intenso desenvolvimento e maiores necessidades nutricionais.

A ingestão alimentar inferior ao recomendado na infância pode desencadear o Faltering Growth. E através da monitorização do estado nutricional, utilizando-se as curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde, esse fenômeno poderá ser identificado, quando o crescimento linear estiver aquém do esperado.

Referências:
GRETCHEN J. HOMAN, MD. Failure to Thrive: A Practical Guide. American Family Physician. Volume 94, Number 4 - August 15, 2016
Faltering growth: recognition and management of faltering growth in children. NICE 2017. Published: 27 September 2017.

CONSULTE SEMPRE O MÉDICO E/OU NUTRICIONISTA
O leite materno é o melhor alimento para os lactentes e até o 6° mês deve ser oferecido como fonte exclusiva de alimentação, podendo ser mantido até os dois anos de idade ou mais. As gestantes e as mulheres que amamentam precisam ingerir uma dieta saudável e equilibrada. O uso de mamadeiras, bicos e chupetas pode dificultar o aleitamento materno, principalmente quando se deseja manter ou retornar à amamentação. O médico pediatra e/ou nutricionista deve ser sempre consultado.