BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS

Nutrição Pediátrica
Data de publicação: 27/11/2016
BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS

Escrito por Mariana Duarte Lopes CREF: 079429-G/SP

A atividade física para as crianças é fundamental para a saúde e seu bem estar. Ajudando no crescimento, fortalecendo os ossos, musculatura, no desenvolvimento psicomotor e integração social. Falarei de 4 esportes e seus benefícios para a criança:

NATAÇÃO: 

É um esporte que pode ser praticado sem contra-indicação e é indicado para todas as faixas etárias. Tem como benefício: desenvolver a habilidade motora, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, coordenação, equilíbrio, auto-confiança, força, velocidade, agilidade, e mobilidades articulares.

A natação tem como objetivo também formar a personalidade e inteligência, mostrando movimentos novos, sem cair e ter machucados, além do que, é um ambiente acolhedor por ser água morna.

JUDÔ:

É um esporte, onde a criança experimenta movimentos diferentes, podendo melhorar a coordenação motora e ter seu domínio corporal para executar os movimentos.

Normalmente a criança que tem o bom domínio corporal tem o benefício de melhorar a auto-estima, auto-confiança, e com isso reflete consequentemente no rendimento escolar. Ele ainda pode desenvolver o raciocínio, equilíbrio mental e controle da musculatura.

BALLET:

É considerada uma dança que promove o bem estar e emocional das crianças, ajudando a ser mais disciplinada e mais esforçada. O ballet também favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo.

Seus benefícios são: a melhora da coordenação motora, corrige e melhora a postura, aumenta a flexibilidade e a concentração, ter a noção de espaço e localização, ajuda na memória e expressões dos movimentos e sociabilização.

FUTEBOL:

É uma “linguagem” universal das crianças. Ele é recomendado de maneira equilibrada, respeitando as capacidades de cada criança.

Seus benefícios são: aumentar a capacidade cardiovascular, aumentar a potência muscular das pernas, integração social, coordenação motora, responsabilidades, inteligência e diversão.

Toda atividade física em excesso pode resultar em perda de concentração, comprometendo o aprendizado, crescimento, impaciência e dificuldade de relacionamento.

Sintomas mais comuns com o excesso da atividade física  são: tremores, movimentos involuntários, cansaço extremo e dores musculares. Por isso os exercícios físicos, devem ser feitos com precaução e de acordo com a capacidades físicas de cada criança.

Procurar um profissional de educação física na hora de praticar atividades físicas é a forma mais segura de manter a saúde e o bem estar da criança.

Consulte seu médico e/ou nutricionista.