SUPLEMENTO NUTRICIONAL COMPLETO: BENEFÍCIOS AO PACIENTE DE CÂNCER

Nutrição em oncologia
Data de publicação: 27/11/2016
SUPLEMENTO NUTRICIONAL COMPLETO: BENEFÍCIOS AO PACIENTE DE CÂNCER

Escrito por Priscila S. Cittadini Rossi CRN: 12.230 Especialização pelo HCFMUSP em pediatria com estágio em oncologia no ITACI.

Para termos uma alimentação saudável e balanceada, devemos seguir basicamente a pirâmide alimentar. Mas muitas vezes, o consumo de alimentos e principalmente de suas quantidades ficam comprometidos pelo descobrimento e tratamento do câncer.

E isso acontece porque o estado emocional, exames, medicamentos e os diferentes tipos de tratamento (radioterapia, quimioterapia e a cirurgia) podem alterar o apetite. Alguns efeitos colaterais do tratamento estão diretamente relacionados com a ingestão de alimentos como a falta de apetite, alteração do sabor das comidas, boca seca, feridas na boca e esôfago, náuseas e vômito.

Todos estes novos efeitos podem causar então uma baixa ou insuficiente ingestão alimentar, levando a perda de peso (que pode ser leve, moderada ou grave) e deficiência de um ou muitos nutrientes no organismo.
Neste momento, o consumo de um suplemento alimentar é indicado.
O câncer aumenta o consumo de energia pelo corpo e a alimentação deve ser reforçada. Portanto, uso de um suplemento nutricional pode fazer a diferença. 

Suplemento nutricional é uma bebida nutricionalmente balanceada, desenvolvida para auxiliar o paciente a atingir suas necessidades nutricionais diárias. É o método mais simples, natural e menos invasivo de aumentar a ingestão de nutrientes.
Eles são balanceados porque contém carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Podem conter ou não fibras. Todos estes nutrientes são combinados na melhor proporção para a sua recuperação.
O suplemento deve ser recomendado pelo médico ou nutricionista e é indicado quando se apresenta um ou mais das seguintes situações:

 - Risco nutricional, sendo qualquer perda de peso ou presença de sintomas que atrapalhem a ingestão nutricional. A perda de peso é rápida, como perder 10% do seu peso em um mês;

 - Desnutrição (acontece quando se está perdendo muito peso);

 - Ingestão calórica inadequada, sendo menor do que 70% das necessidades nutricionais diárias.

Os casos de tumores na boca e região abdominal também estão incluídos na recomendação de suplemento oral.

Comendo menos do que precisamos durante um tempo, o organismo inicia o processo de compensação, reduzindo o gasto energético e diminuindo o apetite. Nestes casos, a suplementação também pode ser eficaz para fazer com que a ingestão alimentar seja adequada e o apetite melhore.  
Os suplementos nutricionais, consumidos junto com a sua dieta diária,  são importantes para lhe dar energia e força para combater o câncer e passar por todo tratamento da melhor forma possível.  

A maioria das pessoas não consegue se alimentar bem durante o tratamento e neste momento o suplemento será seu aliado para não perder peso, fazer com que a perda seja a menor possível ou que o peso seja recuperado. 
 
Lembre-se: O sucesso da suplementação oral depende do consumo de quantidades suficientes por um período de tempo conforme indicação do seu médico ou nutricionista.