PERDA DE APETITE NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO | DICAS PARA ABRIR APETITE

Nutrição em oncologia
Data de publicação: 27/11/2016
PERDA DE APETITE NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO | DICAS PARA ABRIR APETITE

Uma nutrição adequada é essencial antes, durante e após a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

A falta de apetite acompanha por certo tempo a doença e é um dos problemas mais comuns durante o tratamento do câncer. Algumas vezes, o fato de se alimentar traz memórias de mal estar. Você sente-se como se o seu estômago tivesse reduzido. Por mais difícil que possa ser, não deixe de se alimentar. Lembre-se sempre: a nutrição adequada faz parte do tratamento.
 
Esta perda de apetite pode durar apenas dois dias para algumas pessoas, mas pode também se prolongar para outras. Não há regras.
 
A recuperação do seu apetite, muitas vezes estimula todas as suas atitudes. A ingestão de pequenas quantidades de líquidos ou alimentos facilmente digeríveis é uma boa maneira de começar, após um período sem comer muito. Se um determinado alimento não é eficaz, tente outro. Tente refeições pequenas e em curto espaço de tempo. Coma o que sentir vontade nos momentos mais críticos.
 
Experimente mudar a apresentação dos alimentos. Ao invés de comer uma fruta inteira, corte em pedaços ou bata com leite ou suco de outra fruta. Pode ser que você não tenha o mesmo paladar para os alimentos que mais gostava ou até mesmo nem sinta fome.
 
A alimentação tem um papel fundamental nos cuidados gerais da saúde e no tratamento de doenças. Uma nutrição adequada é essencial antes, durante e após a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. 
 
O momento da refeição deve ser uma experiência agradável, não o lugar ou a hora para criar outros problemas. Ocasiões especiais como aniversários, datas comemorativas, férias ou uma reunião familiar, podem criar algum interesse em comer.
 
O exercício regular e um bom apetite andam de mãos dadas. Os músculos, o seu armazém vital de proteínas, somente podem ser construídos com alimentação apropriada e exercício. O estabelecimento de um horário diário para exercício ajuda-o a recuperar a sua força mais rapidamente.
 
Exercícios feitos diariamente são especialmente importantes para pessoas acamadas a fim de prevenir a perda de massa muscular e a capacidade de estar de pé, sentar ou andar.
 
Se morar sozinho (a), a preparação das refeições pode ser uma tarefa complicada. Pode ter falta de vontade para cozinhar uma refeição quente e saborosa. Uma sugestão é preparar várias refeições e congelá-las em porções individuais. Depois, pode aquecê-las nos dias em que não estiver com energia para cozinhar. Tenha à mão várias embalagens de alimentos não perecíveis e enlatados.

Consulte seu médico e/ou nutricionista.